Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

DOCUMENTOS PESSOAIS
O que é?

Emissão da CIN 1ª via. 

Descrição do Serviço:

Documento de identificação oficial com foto que comprova a identidade física do cidadão.

Quem pode solicitar?

Qualquer pessoa.

É gratuito?
Sim
Documentos necessários:

➢ Documentos Obrigatórios (apenas originais) legíveis e sem rasura:

  • CPF;
  • Número de telefone;
  • Endereço com CEP válido;
  • Certidão de acordo com o estado civil abaixo:
    ○ Se solteiro(a): certidão de nascimento;
    ○ Se casado(a) no civil: certidão de casamento;
    ○ Se divorciado(a): certidão de casamento com averbação de divórcio;
    ○ Se viúvo(a): certidão de casamento com averbação de óbito ou certidão de casamento e a certidão de óbito.

ATENÇÃO: pessoas que não tenham CPF ou que não lembrem a numeração, também poderão ser atendidas.

➢ Menores de 16 anos:

  • Devem comparecer com responsável: pais, avós, tios de 1º grau, irmãos maiores de 18 anos ou responsável legal, apresentando documentação que comprove a tutela, com documento de identificação com foto(original, legível e sem rasura) e com CPF.

➢ Para pessoas maiores de 16 anos que não possam responder por si:

  • Neste caso devem comparecer com o responsável legal ou curador, apresentando seu Documento de Identificação Oficial com foto (original, legível e sem rasura) e com CPF.

➢ Para os menores assistidos pelo Conselho Tutelar:

  • É indispensável a declaração tutelar carimbada e assinada contendo o serviço a ser realizado, identificação do responsável e do menor assistido.

➢ Documentos opcionais para inclusão na Carteira de Identidade Nacional:

  • (CIN): a visualização destes documentos será somente na versão digital através do site do governo: gov.br.
Requisitos:

Apresentar os documentos originais, legíveis, sem rasura e sem divergências:

  • Título de Eleitor;
  • Cartão Nacional de Saúde(CNS);
  • Cartão de Inscrição do NIS, PIS ou PASEP;
  • Carteira Nacional de Habilitação(CNH);
  • Reservista (Certificado Militar);
  • Tipo sanguíneo (cartão do HEMOCE ou exame de laboratório);
  • Atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou a condição particular de saúde, constando a assinatura, o CID e CRM. Neste caso, o documento será analisado pela PEFOCE para possibilidade de inclusão;
  • Nome Social (requerimento que pode ser solicitado e preenchido no atendimento).